sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tema mariano

Imaculada

Nondum erant abyssi, et ego jam concepta eram[1].
Provérbios, C. 8

Inda o céu não tinha sol,
Nem tinha a terra luar;
Ondas não tinha o mar,
Nem trinos o rouxinol;

Inda o murmúrio das fontes
Nas cercas não ressoava,
Nem a neve inda toucava
De branco as cristas dos montes;

Inda a luz não espargia
Seus raios sobre a campina,
Nem tão pouco inda a bonina
De enfeite aos prados servia;

Inda não era criado –
Nem terra, nem mar, nem céus –
E já, na mente de Deus,
Era a Virgem sem pecado.

VA


Coração de Maria

Coração de Maria imaculado,
De quem, por mais que diga, nada digo;
Contra a fúria do vício e do pecado,
Tu és o meu amparo, o meu abrigo.

Além de cireneu na grande lida
Deste duro levar da minha cruz,
Tu és, na noite escura desta vida,
Meu farol, minha estrela, a minha luz.

Neste desterro, neste vale de dores,
Que os seios rasgam tão doridos de alma,
Tu és o vaso de mimosas flores
Cujo perfume minhas dores acalma.

Tu és ainda neste mar cavado
Minha âncora, o meu leme, o barco meu;
É nele salvo, espero confiado,
Que ao reino, um dia, chegarei do Céu.

VA


Mater Purissima
(Mãe Puríssima)

Ladainha

Se à Virgem, Mãe da Pureza,
Querem dar provas de amor,
Dê-lhe o céu o seu fulgor
E a terra sua beleza.

Dê-lhe o sol seus arrebóis
E as suas per’las o mar;
Dê-lhe a lua o seu luar
E o seu canto os rouxinóis.

Dê-lhe a fonte os seus cristais
E as suas flor’s o vergel;
Dê-lhe a colmeia seu mel
E seu perfume os rosais.

Dê-lhe o poeta canções;
Dê-lhe quadros o pintor;
E vós, almas do Senhor,
Dai-lhe os vossos… Corações.

VA

[1] Ainda não havia os abismos e já eu tinha sido criada.

Sem comentários:

Enviar um comentário